Sente! Marcos Rossetton

Texto Crítico: Filipe Chagas

Os bordados de Marcos Rossetton são subversivos e esse adjetivo é levado ao título de seu projeto. Através deles, o artista assume seu significado e visa à derrubada da ordem estabelecida. É revolucionário. Seja em marmitas plásticas p/ questionar o isolamento, em seres híbridos p/ investigar a diversidade humana ou em látex amazônico p/ criticar os rumos da nação, os bordados de Rossetton nos atravessam como a agulha no suporte: penetra, fura, mas tbém conecta e enriquece.

O abismo polarizado cada vez mais ampliado pela esteira política de 2018 levou o artista a pensar no sagrado e no profano que sempre estiveram presentes entre nós. As ambiguidades e a fluidez que desafiavam - e ainda desafiam! - as premissas ortodoxas e conservadoras tornaram-se substância e se concretizaram como falos. No passado cultuada, a imagem fálica agora se guarda de mistérios em sua potência e somente se revela p/ o humor, p/ o prazer ou p/ a censura.

Na série “Assentos Graves”, Rossetton se aproveita disso tudo. Ao penetrar o penetrador, convergiu oposições - aconchegante e desconfortável,delicado e rude,duro e macio,masculino e feminino - em objetos escultóricos que podem servir p/ adoração ou proteção p/ a gravidade da situação coletiva na qual vivemos.

A exposição “Sente!” faz um duplo convite imperativo. Tanto no ato físico (sentar) ou no ato emocional (sentir),o artista provoca sensações,reflexões e mudanças de paradigmas. De forma generosa, íntima e sem-vergonha, ilustra suas provocações c/ fotografias de interações de seus assentos c/ corpos nus e deseja que a imaginação dos espectadores seja estimulada a romper as normas, as estatísticas e o que mais você quiser.

Marcos Rossetton é formado em Artes Visuais e pós-graduado em Imagem e Styling de Moda. Sua produção artística questiona o comportamento social, c/ foco na sexualidade, conscientização e respeito à diversidade humana.

Abertura: 30/11 a partir das 11h 🪑
De 30/11 a 03/12 (quarta a sábado)
Das 10h às 17h

Vórtice Cultural @vorticecultural
Edifício Vera @edificiovera
Rua Álvares Penteado, 87 • 7º andar
Centro Histórico de São Paulo

 

Artista. Arte Contemporânea. Manifesto e criações genuínas. Linguagens: arte, design e conceito fashion de vanguarda.

Artist. Contemporary art. Manifest and genuine creations. Languages: art, design and avant-garde conceptual fashion.


São Paulo, SP
Brasil
Marcos Rossetton ©2020


design by The Red Studio