Objeto Escultórico e Fotografia

Miscigenação Peniana: Isca de Tubarão

Detalhes

  • Projeto
    Miscigenação Peniana
  • Série
    Mar
  • Ano
    2019
  • Linguagem
    Objeto Escultórico
  • Tradução
    Shark Bait

Material
Aço carbono, cabo de aço, PVC latéx, seixo rolado e vidro

Dimensão
5 cm diâmetro X 60 cm altura

Cor
Translúcido e Prata

Técnica
Intervenção em PVC com bordados em anzóis e aço

Veiculação
Exposição Inefável - ou dos Desejos Inelutáveis

Permanência
Dezembro/2020 a Janeiro/2021

Destino
Espaço UM55

Sobre

Isca de Tubarão. É uma sátira e uma metáfora aos perfis de homens cis heteronormativos que acreditam serem superiores ou supremos, entre o bem e o mal e no conforto do patriarcado; alicerceados numa sociedade de injustiças sobre as mulheres, sobre as minorias, aos LGBTQIA+ e com a imposição de suas falas, posturas, atitudes e mandatos institucionalizados! Porém aqui, metaforicamente, essa regra encontra-se afogada e ele submerso e gélido, mas ainda no centro, como um Poseidon, na alusão ao Deus supremo dos mares ou como um tubarão lançando iscas para suas presas!

O patriarcado infelizmente é algo sólido, muito enraizado na contemporaneidade, legitimando autoridade ao homem em várias esferas e organizações sociais, girando tudo a sua volta, em seu benefício, dos tratos no consumo, na legislação, na política, na cultura, na economia, nas profissões, e claro, no emocional.

Isca de Tubarão, como objeto escultórico, fez parte de uma série para o projeto chamado Miscigenação Peniana, no qual são apresentados falos penianos em outros contextos, leituras e poéticas.

Por fim, analiso que Netuno, longe da mitologia romana, está mais real no cotidiano dos tempos modernos, impregnado no machismo do dia a dia, camuflado ou escancarado. É preciso sororidade, o respeito pelas diferenças, a empatia e sentimento de companheirismo, para, no mínimo, não acabar solitário e afundado nas profundezas de um grande oceano.

Artista. Arte Contemporânea. Manifesto e criações genuínas. Linguagens: arte, design e conceito fashion de vanguarda.

Artist. Contemporary art. Manifest and genuine creations. Languages: art, design and avant-garde conceptual fashion.


São Paulo, SP
Brasil
Marcos Rossetton ©2020


design by The Red Studio