Artista Visual, Professor, Fotógrafo

Marcos Rossetton

O artista autodidata Marcos Rossetton investiga o comportamento humano, social e midiático, conferindo a seu trabalho ludicidade com tons de ironia e crítica ao lifestyle das grandes cidades. Usando a desconstrução de objetos, a partir do uso de materiais como, látex e aviamentos têxteis, entre eles, linhas, alfinetes e o próprio tecido, Rossetton traduz com humor ácido, porém poético, mensagens polarizadas, antagônicas e subliminares em suas obras provocativas, para fazer o público pensar e reagir!

Como forma de ressignificar os fantasmas vivenciados na infância, violências de assédios sexuais, relações abusivas, traumas obscuros do passado e bullying escolar, em decorrência da sua orientação sexual, o artista evoca em suas obras um atributo catarse de libertação na produção de suas peças, exorcizando medos e potencializando, com apelo ao ativismo social, uma conscientização e respeito às diversidades humanas, dentro do seu processo criativo e pertencente a sua própria trajetória de construção como indivíduo.

Permitindo-se usar de múltiplas linguagens artísticas, o desenho, a fotografia, a escultura e as artes têxteis, como o bordado, Marcos Rossetton transita entre facetas, investigando possibilidades de instrumentalizações e expressões artísticas, provocando reflexões sobre sexualidade, diversidade e pluralidade nas esferas do comportamento. 

Uma das investigações artísticas e inclinações de pesquisa do artista está no suporte da obra, trazendo para a produção o protagonismo de materiais e suportes diferenciados, para potencializar a narrativa do campo das ideias criativas.

Marcos Rossetton tem em sua trajetória símbolos da semiótica e da moda, é pós-graduado em Criação de Imagem de Moda, publicitário e técnico em vestuário, atuando como docente em áreas da criação e estilo em programas e cursos que envolvam esses setores do saber e áreas do mercado. Na área acadêmica, como docente, percorreu instituições de ensino como UNISO (Universidade de Sorocaba – SP), Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André – SP), UniSantanna –SP, Senai-SP e atualmente se encontra no Centro Paula Souza e Senac.


FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Pós-Graduação: “Criação de Imagem e Styling de Moda” /SENAC- SP;
  • Graduações: “Comunicação Social” ênfase em publicidade e propaganda/ Universidade São Judas Tadeu - SP;
  • Cursos Técnicos: “Vestuário” /SENAI-SP; “Web Design”/ENG-Macromedia; “Computação Gráfica”/ SENAC-SP.
  • Licenciatura em Artes Visuais/ FAEP

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

  • “Arte Encontro II” 2021. Mostra coletiva de arte contemporânea. Espaço Galeria Um55 em São Paulo/2021.

  • “Inefável – ou dos Desejos Inelutáveis” 2020/21. Mostra coletiva investiga diferentes formas do desejo sexual, sensual e erótico. Espaço Galeria Um55 em São Paulo/2020.

    Instalação escultórica na "2ª Mostra Diversa: Expressões de Gêneros, Identidades e Orientações”. Obra: “Cacto Peniano” da série artística “Miscigenação Peniana”. Museu da Diversidade Sexual de São Paulo-SP/2017;
  • Instalações fotográficas no “4º Salão Nacional de PlaymoArte”. Exposição coletiva "40 Anos Playmobil - O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos”. Obra: “PortaPlay EstandArte”, com 14 fotos com suporte em estandartes. Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro-RJ/2015.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

  • "Residência Artística no Museo Q". Projeto: "Bordados Subversivos". Série: "#NosBastidoresDaNação". Instagram do Museo Q - Museologia Queer. Bogotá, Colômbia/2020.

BIENAIS, FEIRAS E EVENTOS

  • “TOYSTYLING: Fashion Collection Toys”/ Galeria Livraria POP. SP/2007;
  • “Biennale Internacional Design 2006 Saint-Étienne”/exposição “Exhibition/fashion shows Garde-Robes/Wardrobe”. França/2006;
  • “Centre de Design de Marseille”, exposição “Brazil, Brasil!! Objets de Luxe?”. Obra “Transentir”. França/2005.

PREMIAÇÕES

  • Feira Nacional de Criatividade do SENAI (FENACRI). 1º Colocado categoria Vestuário com o projeto “CAMISOLAS INTELIGENTES”. Belo Horizonte - MG/2004;
  • 15ª Semana De Moda – Casa de Criadores. 2º Concurso Novos Talentos da Moda. 3º Colocado categoria Styling, (produção do editorial “Beleza Excessiva”);
  • 15ª Semana De Moda – Casa de Criadores. 2º Concurso Novos Talentos da Moda. Entre os 20 selecionados na categoria Fotografia, (produção do editorial “Máscara da Vaidade”);
  • 14ª Semana de Moda – Casa de Criadores. 1 º Concurso Novos Talentos da Moda. 10º Colocado na categoria Styling, (produção do editorial de moda “Pintando o Sete”).

OBRA EM ACERVO

  • Obra “Cacto Peniano”, da série Miscigenação Peniana, para o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo/2017.

CURADORIA

  • Exposição fotográfica: “Saral no Quintal – TOM Brasileiro” no MOVA.C FEST INVERNO. Espaço Cultural Casa Mov.A.C. Bem Estar e Arte/2017.

Artista. Arte Contemporânea. Manifesto e criações genuínas. Linguagens: arte, design e conceito fashion de vanguarda.

Artist. Contemporary art. Manifest and genuine creations. Languages: art, design and avant-garde conceptual fashion.


São Paulo, SP
Brasil
Marcos Rossetton ©2020


design by The Red Studio