Objeto Escultórico

Bordados SubVersivos: Flower Power 01 e 02

Detalhes

  • Projeto
    Bordados Subversivos
  • Série
    Solitários
  • Ano
    2019
  • Linguagem
    Objeto Escultórico

Material
Flower 1: PVC e linha 100% algodão
Flower 2: PVC, linha 100% algodão, lantejoulas (aviamento têxtil) e percevejo (aço)

Dimensões
Flower 1: 22cm cumprimento e 7cm diâmetro
Flower 2: 19 cm cumprimento (25 cm altura c/ vaso) e 6cm diâmetro

Cor
Flower Power 01: Bege
Flower Power 02: Rosa

Técnica
Flower Power 01: Intervenção em PVC com linhas bordadas
Flower Power 02: Intervenção em PVC com aviamentos e linhas bordadas

Destino
Acervo pessoal

Sobre

Sugiro aqui um jogo de palavras, incorporando no trabalho manual do bordado e na fusão das palavras “afetivo” e “intimidade” a criação de algo com amplos significados, com a licença poética para chamar de “afetimidades”!

Capto sobre o discurso da doçura atualmente uma percepção global positiva detectando o afeto em um movimento de reflexo de macrotendência. Porém reflito que se algo da naturalidade humana torna-se zeitgeist do momento, ou seja, o espírito de um tempo e de uma época, algo não deve estar tão bem! Pois entendo afeto e mesmo intimidade presentes no campo do estável e do concreto, e não, do instável e do passageiro. Portanto, “afetimidades” representam aqui e deveriam estar presentes no campo da tradição, da rotina, da convenção, não da tendência que passa e não se torna fixo e habitual!

Amplio o conceito poético para outra escala, a do homem “afemitivo”, continuando na licença poética, como poder de bravura, orgulho, competência, escalonando e legitimando sua fragilidade como poder de humanidade, no que até então, são caminhos permitidos na performance apenas do feminino, porém aqui legitimados pela condição do humano sem distinção de gênero.

Lembremos por fim, que “Flower Power” são flores bordadas,  atividade manual do homem “afemitivo”, que aqui parafraseia e usufrui o slogan clássico “flower power” dos anos 60/70´s, na época símbolo da ideologia da não violência em movimentos antiguerra, para homenagear o homem sem medo de expor doçura, leveza, ligado a natureza orgânica das flores e do seu corpo, ambos naturais. E por isso, flores bordadas nas representações de genitálias masculinas.

Faça amor, não guerra!

Artista. Arte Contemporânea. Manifesto e criações genuínas. Linguagens: arte, design e conceito fashion de vanguarda.

Artist. Contemporary art. Manifest and genuine creations. Languages: art, design and avant-garde conceptual fashion.


São Paulo, SP
Brasil
Marcos Rossetton ©2020


design by The Red Studio